Guia do Administrador do Veritas™ System Recovery 18 Management Solution
- Apresentação do Veritas™ System Recovery 18 Management Solution
- Instalação do Veritas System Recovery 18 Management Solution
- Guia de Introdução do Veritas System Recovery 18 Management Solution
- Como gerenciar destinos de ponto de recuperação
- Sobre como exibir filtros
- Sobre exibições organizacionais
- Como gerenciar as políticas de licença do Veritas System Recovery
- Gerenciamento de backups
- Sobre políticas de backup
- Para criar uma política de backup básica
- Criação de uma política de backup avançada
- Gerenciamento de pontos de recuperação
- Gerenciamento da conversão de pontos de recuperação em discos virtuais
- Recuperação remota de unidades e computadores
- Recuperação local de arquivos, pastas, unidades e computadores
- Sobre como recuperar dados perdidos localmente
- Para iniciar um computador localmente usando o Veritas System Recovery Disk
- Para recuperar arquivos e pastas usando o Veritas System Recovery Disk
- Sobre o uso de ferramentas de rede no Veritas System Recovery Disk
- Monitoração de computadores e processos
- Apêndice A. Como fazer backup de bancos de dados
- Apêndice B. Sobre o Active Directory
- Apêndice C. Backup de ambientes virtuais da Microsoft
- Apêndice D. Sobre o Veritas System Recovery 18 Management Solution e o Windows Server 2008 Core
Configuração de uma política de opções do cliente para computadores
Você pode definir uma variedade de opções que afetam um computador ou grupos inteiros de computadores.
Para configurar uma política de opções do cliente para computadores
- Na guia Gerenciar tarefas do Veritas System Recovery 18 Management Solution, expanda a lista Políticas de configuração no painel esquerdo.
- Execute um dos procedimentos a seguir:
Para editar a política padrão de configuração de cliente
Faça o seguinte:
No painel esquerdo, selecione um nome de política de configuração do cliente.
No painel direito, selecione o nome da política padrão na tabela.
Clique em Editar na barra de ferramentas da tabela.
Para criar uma nova política de configuração de cliente
Faça o seguinte:
No painel esquerdo, selecione um nome de política de configuração do cliente.
No painel direito, na barra de ferramentas da tabela, clique em Criar.
No painel exibido, na caixa de texto, digite um nome para a política nova.
Clique em Aplicar.
No painel direito, na barra de ferramentas da tabela, clique em Editar.
- Na página exibida, próximo ao canto superior direito, verifique se a opção Ativado está selecionada na lista para ativar a política.
- Com base na política de configuração do cliente que você selecionou, defina as opções de configuração que você deseja.
log de eventos
Define o nível de prioridade mínimo e os tipos de mensagem de erro que são adicionados ao log do aplicativo Windows relativos ao Veritas System Recovery no computador.
FTP
Define as configurações padrão da conexão FTP se você usar o FTP como um destino de cópia fora do local.
As seguintes opções estão disponíveis:
Passivo (recomendado)
Ajuda a evitar conflitos com sistemas de segurança. Este modo é necessário para alguns firewalls e roteadores. Quando você usar o modo passivo, o cliente FTP abrirá a conexão com um endereço IP e uma porta fornecidos pelo servidor FTP.
Ativo
Usará o modo ativo quando as conexões ou as tentativas de transferência falharem no modo passivo ou quando você receber erros do soquete de dados. Quando um cliente FTP for conectado usando o modo ativo, o servidor abrirá uma conexão para um endereço IP e uma porta que o cliente FTP fornece.
Limitar tentativas de conexão a
Especifica o número de vezes que o Veritas System Recovery no computador-cliente tenta conectar-se a um servidor FTP antes de desistir. O Veritas System Recovery pode tentar um máximo de 100 vezes.
Interromper a tentativa de conexão após
Especifica o número de segundos que o Veritas System Recovery no computador-cliente tenta conectar-se a um servidor FTP antes de desistir. Você pode especificar até 600 segundos (10 minutos).
Porta padrão
Indica a porta do servidor FTP que escuta uma conexão.
Você deve consultar o administrador do servidor FTP para garantir que a porta especificada esteja configurada para receber dados de entrada.
Arquivo de log
Define as seguintes opções do arquivo de log:
Nível de prioridade
Indica o nível de prioridade mínimo e os tipos de mensagens de erro que você quer registrar em um arquivo relativos ao Veritas System Recovery no computador.
Local do arquivo de log
Especifica o caminho que você deseja usar para armazenar arquivos de log.
Tamanho máximo do arquivo
Especifica o tamanho máximo do arquivo de log. Quando o tamanho máximo do arquivo for atingido, o arquivo de log será renomeado (*.Old). Um novo log é iniciado e o nome de arquivo original é usado.
Desempenho
Ajusta a velocidade de funcionamento do Veritas System Recovery. Este ajuste é feito durante a criação de um ponto de recuperação arrastando-se a barra do regulador para a esquerda ou a direita. Reduzindo a velocidade de funcionamento do Veritas System Recovery, você pode melhorar o desempenho de outros programas de software que possam estar em execução no computador. Quando o Veritas System Recovery (com uma interface do usuário) for instalado, o valor da regulagem que você definiu na solução terá preferência. Portanto, o valor da regulagem definido por um usuário remoto será ignorado.
Se você salvar pontos de recuperação em um local de armazenamento da rede, você também poderá definir um valor de regulagem da rede. O valor é definido especificando-se o número máximo de kilobytes por segundo (200-1.048.576) de dados do ponto de recuperação que são transferidos pela rede. Se sua rede tiver largura de banda limitada, você poderá permitir a regulagem da rede durante um ponto de recuperação para ajudar a reduzir o tráfego na rede.
Notificação do SMTP
Configura um usuário para receber mensagens de notificação de e-mail SMTP.
Permite escolher o nível de prioridade mínimo e os tipos de mensagens de erro que você deseja enviar relativos ao Veritas System Recovery no computador.
É possível adicionar o nome do servidor de e-mail SMTP (por exemplo, servidor_smtp.domínio.com ou servidor1) no qual você tem uma conta válida. O Veritas System Recovery 18 Management Solution não verifica a validade do nome do servidor ou do endereço de e-mail.
Você pode aumentar a segurança do e-mail enviado especificando um nível de autenticação (Básico ou NTLM) e um nome de usuário e uma senha. A autenticação anônima não requer um nome de usuário e uma senha.
Você deve ter um sistema de e-mail compatível com SMTP, como um servidor de e-mail POP3, para receber as mensagens de notificação.
Além disso, suponha que você mude a política de configuração da Notificação do SMTP existente para Desativada. Mesmo que a política esteja desativada, isso não impedirá que os destinos de recursos no Veritas System Recovery enviem notificações de e-mail ao destinatário. Para interromper as notificações por e-mail, é necessário criar uma política de SMTP exclusiva que não tenha configurações de SMTP. Selecione Ativa para ativar a política e implemente-a nos destinos de recursos desejados.
Nota:
O Veritas System Recovery 18 Management Solution não suporta o protocolo SSL/TLS.
Notificação do SNMP
Recebe interceptações do SNMP do Veritas System Recovery quando você instala e configura o serviço de sistema SNMP do Windows.
Por padrão, o Veritas System Recovery não é ativado para enviar interceptações aos gerenciadores de NMS.
Ícone da bandeja
Mostra ou oculta o ícone do Veritas System Recovery da bandeja do sistema nos computadores.
Ocultar o ícone da bandeja é útil pelas seguintes razões:
Você deseja que as ações do Veritas System Recovery permaneçam invisíveis ao usuário.
Você não deseja adicionar outro ícone à bandeja do sistema do computador.
Você deseja que os usuários evitem qualquer intervenção com o Veritas System Recovery nos computadores críticos como os servidores de produção.
O Veritas System Recovery e o plug-in do Veritas System Recovery já devem estar instalados no computador-cliente.
Você pode escolher o nível de mensagens que deseja que o usuário remoto veja, mesmo que o ícone da bandeja do sistema esteja oculto.
Alerta de volume
Muda a forma como o Veritas System Recovery 18 Management Solution reporta o status de uma unidade específica em um computador-cliente. Por exemplo, suponha que a unidade D contenha dados sem importância e que você escolheu não incluí-lo em uma tarefa de backup. O status de backup relata que o computador está vulnerável. Você pode configurar o Veritas System Recovery 18 Management Solution para ignorar a unidade D, de modo que o status da unidade D não seja calculado. Também é possível especificar que somente os erros, como backups perdidos ou com falhas, sejam incluídos nos relatórios de status.
O status de backup é relatado em cada unidade do computador-cliente, onde quer que a unidade esteja listada na solução. Quando você personalizar os relatórios de status de uma unidade, o status será refletido em qualquer lugar onde a unidade estiver relacionada no Veritas System Recovery 18 Management Solution.
Primeiro, você deve determinar a importância dos dados em uma unidade específica para depois decidir o nível de relatório de status a atribuir.
É possível definir o nível de relatório de status que você deseja associar às unidades com base nos seguintes critérios:
Relatório de status completo
Mostra o status atual das unidades selecionadas onde o status é exibido. Clique nessa opção se os dados forem importantes.
Relatórios de status somente com erros
Mostra o status atual das unidades selecionadas somente quando ocorrem erros. Clique nessa opção se os dados forem importantes, mas você deseja apenas que o status relate erros quando eles ocorrerem.
Nenhum relatório de status
Não mostra nenhum status para as unidades selecionadas. Clique nessa opção se os dados não forem importantes e se não for necessário relatar os backups perdidos ou com falhas.
- No campo Aplicado a, selecione um destino de recurso e selecione as regras de filtragem que você deseja aplicar à política.
- Clique em Salvar alterações.