Guia do Administrador do Veritas™ System Recovery 18 Management Solution
- Apresentação do Veritas™ System Recovery 18 Management Solution
- Instalação do Veritas System Recovery 18 Management Solution
- Guia de Introdução do Veritas System Recovery 18 Management Solution
- Como gerenciar destinos de ponto de recuperação
- Sobre como exibir filtros
- Sobre exibições organizacionais
- Como gerenciar as políticas de licença do Veritas System Recovery
- Gerenciamento de backups
- Sobre políticas de backup
- Para criar uma política de backup básica
- Criação de uma política de backup avançada
- Gerenciamento de pontos de recuperação
- Gerenciamento da conversão de pontos de recuperação em discos virtuais
- Recuperação remota de unidades e computadores
- Recuperação local de arquivos, pastas, unidades e computadores
- Sobre como recuperar dados perdidos localmente
- Para iniciar um computador localmente usando o Veritas System Recovery Disk
- Para recuperar arquivos e pastas usando o Veritas System Recovery Disk
- Sobre o uso de ferramentas de rede no Veritas System Recovery Disk
- Monitoração de computadores e processos
- Apêndice A. Como fazer backup de bancos de dados
- Apêndice B. Sobre o Active Directory
- Apêndice C. Backup de ambientes virtuais da Microsoft
- Apêndice D. Sobre o Veritas System Recovery 18 Management Solution e o Windows Server 2008 Core
Sobre cópia fora do local
Fazer backup de seus dados em um disco rígido secundário é uma primeira etapa crucial para proteger seus ativos de informação. Para garantir que seus dados estejam seguros, você pode usar o recurso Cópia fora do local ao criar uma política de backup para copiar os pontos de recuperação mais recentes. Você pode copiá-los para um dispositivo de armazenamento externo, um compartilhamento de rede ou um servidor FTP remoto.
Independentemente do método de cópia que você usar, a Cópia fora do local fornecerá um nível crucial de redundância exigido se seu escritório se tornar inacessível. A cópia fora do local pode dobrar sua proteção de dados garantindo que você tenha uma cópia remota.
Consulte Para criar destinos padrão do ponto de recuperação.
Os itens a seguir são três métodos diferentes que você pode usar para configurar o recurso Cópia fora do local no Veritas System Recovery 18 Management Solution:
Você pode configurar uma tarefa para usar um computador dedicado à Cópia fora do local. Esta é a maneira mais eficiente de usar os recursos da Cópia fora do local.
Consulte Configuração da tarefa Cópia dedicada fora do local.
Você pode criar uma política de backup e especificar um destino de Cópia fora do local como parte dessa política.
Consulte Para criar uma política de backup básica.
Você pode editar uma política de backup existente e especificar um destino de Cópia fora do local como parte dessa política.
Consulte Edição de uma política de backup.
Quando você ativar a Cópia fora do local com uma política de backup, serão especificados até dois destinos externos. Depois que a política de backup terminar de criar os pontos de recuperação, a Cópia fora do local verificará se os destinos externos estão disponíveis. A cópia fora do local então começa a copiar os novos pontos de recuperação para o destino.
Os pontos de recuperação mais recentes são copiados primeiro, seguido pelos próximos pontos de recuperação mais recentes. Se você tiver configurado dois destinos da cópia fora do local, os pontos de recuperação serão copiados ao destino adicionado primeiro. Se um destino da cópia fora do local estiver indisponível, a cópia fora do local tentará copiar os pontos de recuperação para o segundo destino, se disponível. Se nenhum destino estiver disponível, a cópia fora do local copiará os pontos de recuperação na próxima vez que um destino da cópia fora do local estiver disponível.
Por exemplo, suponha que você tenha configurado uma política de backup para se executada às 18:00 e configurou uma unidade externa como destino da cópia fora do local. Porém, ao sair do escritório às 17:30, você leva a unidade com você para guardar em local seguro. Quando a política de backup for concluída às 18:20, o Veritas System Recovery identificará que a unidade de destino da cópia fora do local não está disponível e o processo de cópia é anulado. Na manhã seguinte, você conecta a unidade de volta ao computador. O Veritas System Recovery detecta a presença da unidade de destino da cópia fora do local e copia seus pontos de recuperação.
Você pode usar uma unidade externa como seu destino de cópia fora do local. Este método permite que os usuários levem uma cópia de seus dados consigo ao deixar o escritório. Usando dois discos rígidos externos, os usuários podem garantir que dispõem de uma cópia recente de seus dados no local e fora dele.
Por exemplo, suponha que em uma manhã de segunda-feira você defina uma nova política de backup de uma unidade do sistema no computador de um usuário. Você escolhe um conjunto de pontos de recuperação como tipo de backup. O usuário configurou uma unidade externa (A) que você usa como o primeiro destino de cópia fora do local. O usuário adicionou também outra unidade externa (B) que você usa como o segundo destino de cópia fora do local. Você agenda a tarefa de backup para executar sempre à meia-noite, exceto nos finais de semana. Você permite também que a criptografia do ponto de recuperação proteja os dados de usuário contra acesso não autorizado.
Antes que o usuário deixe o escritório na noite de segunda-feira, a unidade A está conectada e a unidade B é levada com ele.
Na manhã de terça-feira, o usuário observa que o ponto de recuperação básico de segunda-feira foi copiado com êxito para a unidade A. No final do dia, o usuário desconecta a unidade A e a leva para casa a fim de mantê-la protegida.
Na quarta-feira pela manhã, o usuário traz a unidade B para o escritório e a conecta. O Veritas System Recovery detecta que a unidade B é um destino de Cópia fora do local Na próxima vez que a política de backup for executada, o Veritas System Recovery iniciará a cópia do ponto de recuperação básico da noite de segunda-feira e o ponto de recuperação incremental da noite de terça-feira. No final da quarta-feira, o usuário leva a unidade B para casa e a coloca em um local seguro na unidade A.
O usuário tem agora o seguinte:
Várias cópias dos pontos de recuperação armazenadas em dois locais físicos separados.
Os pontos de recuperação originais são armazenados em seus destinos de backup no escritório.
Cópias daqueles mesmos pontos de recuperação são armazenadas também em suas unidades de destino de cópia fora do local.
As unidades de destino de cópia fora do local são armazenadas em local seguro fora do escritório.
Na manhã seguinte, quinta-feira, o usuário leva a unidade A para o escritório e a conecta. Os pontos de recuperação das noites de terça-feira e quarta-feira são copiados para a unidade A.
Cada vez que o usuário conecta a unidade A ou B, os pontos de recuperação mais recentes são adicionados a ela. Esse método fornece vários momentos específicos para recuperar o computador caso as unidades originais do destino de backup falhem ou se tornem irrecuperáveis.
O uso de unidades externas como destinos de cópia fora do local assegura que o usuário tenha uma cópia de seus dados de backup armazenados em dois locais físicos diferentes.
O Veritas System Recovery não oferece suporte a uma unidade USB usada como destino da Cópia fora do local em um computador-cliente. Se um computador-cliente for colocado sob gerenciamento e já tiver uma tarefa de backup local definida que use uma unidade USB como destino da Cópia fora do local, a tarefa de backup local será excluída.
Se uma unidade local, com a mesma letra de unidade, existir no computador ao qual a política de backup está atribuída, a política de backup será marcada como suportada na interface do usuário do Veritas System Recovery 18 Management Solution.
Você pode especificar um compartilhamento de rede local como destino da cópia fora do local. Você deve ser capaz de acessar o servidor que planeja usar. Você deve mapear uma unidade local ao servidor ou fornecer um caminho UNC válido.
Por exemplo, suponha que você esteja configurando uma unidade local externa como primeiro destino da cópia fora do local. Então você identifica um servidor situado em um segundo local físico em seu próprio escritório. Você adiciona o servidor remoto como segundo destino da cópia fora do local. Enquanto os backups ocorrerem, os pontos de recuperação serão copiados primeiro para a unidade de disco rígido externa e depois para o servidor remoto.
Se o servidor remoto se tornar indisponível por um período, a cópia fora do local transfere todos os pontos de recuperação criados desde a última conexão. Se um destino de cópia fora do local for executado fora do espaço de armazenamento para pontos de recuperação, as tarefas Cópia fora do local serão interrompidas e um erro será registrado no Veritas System Recovery. Você pode verificar as informações de erro no Veritas System Recovery 18 Management Solution exibindo os detalhes de um computador-cliente.
Consulte Para exibir detalhes do Veritas System Recovery para um computador-cliente.
Usar um servidor FTP como destino da cópia fora do local assemelha-se ao uso de um caminho de rede. Você deve fornecer um caminho válido para o servidor FTP.
Você também deve fornecer as informações corretas de conexão do FTP ao Veritas System Recovery 18 Management Solution para que esse método funcione corretamente. Quando a cópia fora do local for configurada corretamente, os pontos de recuperação serão copiados na pasta especificada no servidor FTP. Se o servidor se tornar indisponível por um período, a cópia fora do local transfere todos os pontos de recuperação criados desde a última conexão.
Se um destino de cópia fora do local for executado fora do espaço de armazenamento para pontos de recuperação, as tarefas Cópia fora do local serão interrompidas e um erro será registrado no Veritas System Recovery. Você pode verificar as informações de erro no Veritas System Recovery 18 Management Solution exibindo os detalhes de um computador-cliente.
Consulte Para exibir detalhes do Veritas System Recovery para um computador-cliente.