Guia do Administrador do Veritas™ System Recovery 18 Management Solution
- Apresentação do Veritas™ System Recovery 18 Management Solution
- Instalação do Veritas System Recovery 18 Management Solution
- Guia de Introdução do Veritas System Recovery 18 Management Solution
- Como gerenciar destinos de ponto de recuperação
- Sobre como exibir filtros
- Sobre exibições organizacionais
- Como gerenciar as políticas de licença do Veritas System Recovery
- Gerenciamento de backups
- Sobre políticas de backup
- Para criar uma política de backup básica
- Criação de uma política de backup avançada
- Gerenciamento de pontos de recuperação
- Gerenciamento da conversão de pontos de recuperação em discos virtuais
- Recuperação remota de unidades e computadores
- Recuperação local de arquivos, pastas, unidades e computadores
- Sobre como recuperar dados perdidos localmente
- Para iniciar um computador localmente usando o Veritas System Recovery Disk
- Para recuperar arquivos e pastas usando o Veritas System Recovery Disk
- Sobre o uso de ferramentas de rede no Veritas System Recovery Disk
- Monitoração de computadores e processos
- Apêndice A. Como fazer backup de bancos de dados
- Apêndice B. Sobre o Active Directory
- Apêndice C. Backup de ambientes virtuais da Microsoft
- Apêndice D. Sobre o Veritas System Recovery 18 Management Solution e o Windows Server 2008 Core
Sobre como fazer backup de bancos de dados compatíveis com VSS
O Veritas System Recovery 18 Management Solution pode coexistir com o Microsoft VSS (Volume Shadow Copy Service) para automatizar o processo de backup de bancos de dados compatíveis com VSS, como:
Exchange Server 2007 ou superior
SQL Server 2005 ou posterior
Controlador de domínio baseado em Windows Server 2008 ou posterior
Nota:
Licenciar o Veritas System Recovery em computadores-cliente não dá a usuários qualquer direito de usar o VSS. O VSS deve ser licenciado separadamente com a Microsoft, e os usuários devem cumprir quaisquer contratos de licença ou documentação que acompanhem o VSS.
Consulte Sobre como fazer o backup de bancos de dados incompatíveis com VSS.
Bancos de dados compatíveis com VSS são ativados automaticamente e não podem ser desativados. O VSS permite que os administradores de TI criem um backup da cópia de sombra das unidades em um servidor. A cópia de sombra inclui todos os arquivos (inclusive arquivos abertos).
Quando uma política de backup é iniciada, o Veritas System Recovery alerta o VSS de que um ponto de recuperação está a ponto de ser criado. O VSS então comunica essas informações aos bancos de dados compatíveis com VSS e os coloca em estado desativado (em espera). (O Veritas System Recovery sempre tentará se comunicar com o VSS se estiver instalado em um desktop ou em um servidor e tentará fornecer ao VSS informações para desativar bancos de dados.)
Embora estejam nesse estado de desativação, os bancos de dados continuam a gravar em logs de transação. O Veritas System Recovery faz uma captura de imagem instantânea que inclui também todos os arquivos abertos. Quando uma captura de imagem é concluída, o VSS é notificado, os bancos de dados são ativados e os logs de transação continuam gravando no banco de dados. (Para verificar se não há nenhum erro e se o VSS está em execução, você deve analisar os logs de erro da Microsoft.)
Enquanto o ponto de recuperação estiver sendo criado da captura de imagem, os bancos de dados e os aplicativos retornarão a um estado ativo e continuarão a gravar dados. Esse tipo de integração significa que você pode fazer backup de bancos de dados de importância crucial para os negócios a qualquer hora durante o dia sem afetar a produtividade.
Pontos adicionais para o backup e a restauração de bancos de dados compatíveis com VSS incluem o seguinte:
O Veritas System Recovery 18 suporta Exchange Server 2007 ou superior, que implementa a tecnologia VSS. Se a carga do banco de dados estiver pesada, a solicitação do VSS poderá ser ignorada.
Os backups devem ser executados no momento de menor carga.
Aplicativos de backup adicionais não são necessários para executar o Veritas System Recovery com bancos de dados do Exchange.
Certifique-se de que você tenha instalado os service packs mais recentes de seu banco de dados específico.
O Veritas System Recovery impede que as capturas de imagem do VSS ocorram durante o momento em que o Veritas System Recovery estiver criando um ponto de recuperação.
Se uma restauração completa do sistema for feita de um ponto de recuperação, arquivos individuais poderão ser restaurados de uma captura de imagem do VSS. Porém, o processo de restauração recomendado é usar o Veritas System Recovery para montar o arquivo do ponto de recuperação como uma unidade virtual (usando o Recovery Point Browser).
Após uma restauração completa do sistema através de um ponto de recuperação do Veritas System Recovery, uma captura de imagem do VSS que tenha sido feita antes da data e hora da captura de imagem do Veritas System Recovery não pode ser usada para restaurar o sistema inteiro.
Aviso:
Poderá ocorrer a corrupção do banco de dados se o computador estiver com espaço insuficiente no disco rígido quando você reconstruir um banco de dados ao mesmo tempo em que executa um backup. Para evitar a corrupção de banco de dados, você deve desativar o banco de dados antes de fazer backup dele. Você também não deve reconstruir ou restaurar o banco de dados ao mesmo tempo em que faz backup dele. Para evitar um possível conflito, o Veritas System Recovery não permite fazer capturas de imagem do VSS e capturas de imagem do Veritas System Recovery ao mesmo tempo.