Guia do Usuário do Veritas™ System Recovery 18
- Apresentação do Veritas™ System Recovery 18
- Instalação do Veritas System Recovery
- Instalação do Veritas System Recovery
- Como garantir a recuperação de seu computador
- Para criar um novo Veritas System Recovery Disk
- Opções de criação
- Opções de drivers de armazenamento e de rede
- Para personalizar um Veritas System Recovery Disk existente
- Sobre como restaurar um computador de um local remoto usando o LightsOut Restore
- Para criar um novo Veritas System Recovery Disk
- Guia de Introdução
- Para configurar opções gerais de backup padrão
- Tipos de arquivo e extensões de arquivo
- Práticas recomendadas para fazer backup de seus dados
- Backup de unidades inteiras
- Backup de arquivos e pastas
- Execução e gerenciamento de tarefas de backup
- Execução de uma tarefa de backup existente imediatamente
- Backup de computadores remotos através de seu computador
- Sobre como fazer backup de outros computadores de seu computador
- Sobre o agente do Veritas System Recovery
- Sobre como implementar o agente do Veritas System Recovery
- Melhores práticas para os serviços do Veritas System Recovery
- Sobre como controlar o acesso ao Veritas System Recovery
- Monitoração do status de seus backups
- Sobre a monitoração de backups
- Para monitorar o status de backup dos computadores remotos usando o Veritas System Recovery Monitor
- Para adicionar um computador remoto à Lista de computadores
- Como explorar o conteúdo de um ponto de recuperação
- Gerenciamento de destinos de backup
- Sobre como gerenciar dados de backup de arquivos e pastas
- Para gerenciar conversões virtuais
- Para gerenciar o armazenamento na nuvem
- Recuperação de arquivos, pastas ou unidades inteiras
- Recuperação de um computador
- Inicialização do computador por meio do Veritas System Recovery Disk
- Sobre o uso de ferramentas de rede no Veritas System Recovery Disk
- Cópia de uma unidade de disco rígido
- Uso do Veritas System Recovery Granular Restore Option
- Práticas recomendadas para a criação de pontos de recuperação para usar com o Opção da restauração granular
- Apêndice A. Backup de bancos de dados com o Veritas System Recovery
- Apêndice B. Backup do Active Directory
- Apêndice C. Backup de ambientes virtuais da Microsoft
- Apêndice D. Uso do Veritas System Recovery 18 e do Windows Server 2008 Core
Como funciona a cópia fora do local
Fazer backup de seus dados em um disco rígido secundário é uma primeira etapa crucial para proteger seus ativos de informação. Para garantir que os dados estão seguros, use a Cópia fora do local. Você ativa e configura a Cópia fora do local ao definir uma nova tarefa de backup com base em unidade. Você também pode editar uma tarefa de backup existente para ativar a Cópia fora do local.
Este recurso pode copiar seus pontos de recuperação concluídos mais recentes em:
Um dispositivo de armazenamento portátil.
Um servidor remoto na rede.
Um servidor FTP remoto.
Um armazenamento do Amazon S3
Consulte Como funciona a cópia fora do local para armazenamento na nuvem.
Um armazenamento do Microsoft Azure
Consulte Como funciona a cópia fora do local para armazenamento na nuvem.
Independente do método que você usa, o armazenamento de cópias dos pontos de recuperação em um local remoto fornece um nível crucial de redundância caso seu escritório não possa ser acessado. A cópia fora do local pode dobrar a proteção de dados, garantindo que você tenha uma cópia remota.
Quando ativar a Cópia fora do local, você especificará até dois destinos para a cópia fora do local. Depois que a tarefa de backup terminar de criar pontos de recuperação, a Cópia fora do local verificará se pelo menos um dos destinos da cópia fora do local está disponível. A Cópia fora do local então começa a copiar os novos pontos de recuperação para o destino.
Os pontos de recuperação mais recentes são copiados primeiro, seguido pelos próximos pontos de recuperação mais recentes. Se você tiver configurado dois destinos de cópia fora do local, a Cópia fora do local copiará pontos de recuperação no destino que foi adicionado primeiro. Se um destino de cópia fora do local estiver indisponível, a Cópia fora do local tentará copiar os pontos de recuperação no segundo destino, se estiver disponível. Se nenhum destino estiver disponível, a Cópia fora do local copiará os pontos de recuperação na próxima vez que um destino da cópia fora do local estiver disponível.
Por exemplo, suponha que você tenha configurado a execução de uma tarefa de backup para as 18h e tenha configurado uma unidade externa como destino da cópia fora do local. Porém, ao sair do escritório às 17h30, você leva a unidade com você para guardar em local seguro. Quando a tarefa de backup for concluída às 18h20, o Veritas System Recovery identificará que a unidade de destino da cópia fora do local não está disponível e o processo de cópia será anulado. Na manhã seguinte, você conecta a unidade ao computador novamente. O Veritas System Recovery detectará a presença da unidade de destino da cópia fora do local e começará a copiar automaticamente seus pontos de recuperação.
A Cópia fora do local é projetada para usar poucos recursos do sistema de modo que o processo de cópia seja feito em segundo plano. Esse recurso permite que você continue trabalhando em seu computador com quase nenhum ou nenhum impacto nos recursos do sistema.
Se um destino da cópia fora do local ficar sem espaço em disco, a Cópia fora do local identificará os pontos de recuperação mais antigos e os removerá, liberando espaço para os pontos de recuperação mais recentes. A Cópia fora do local então copiará os pontos de recuperação atuais no destino.
Consulte Definição de um backup com base em unidade.
Consulte Edição das configurações de backup.
Você pode usar uma unidade externa como destino de cópia fora do local. Esse método permite que você leve uma cópia de seus dados quando sair do escritório. Usando dois discos rígidos externos, você tem a certeza de dispor de uma cópia recente de seus dados no local e fora dele.
Por exemplo, suponha que, em uma manhã de segunda-feira, você tenha definido uma nova tarefa de backup de sua unidade de sistema. Você escolhe um conjunto de pontos de recuperação como tipo da tarefa de backup. Você configura uma unidade externa (A) como primeiro destino da cópia fora do local e outra unidade externa (B) como segundo destino da cópia fora do local. Você agenda a execução da tarefa de backup para a meia-noite, exceto nos finais de semana. Você ativa também a criptografia do ponto de recuperação para proteger os dados contra acesso não autorizado.
Antes de sair do escritório na noite de segunda-feira, você conecta a unidade A e leva a unidade B com você.
Na manhã de terça-feira, você verifica que o ponto de recuperação básico de segunda-feira foi copiado com êxito para a unidade A. Ao final do dia, você desconecta a unidade A e leva-a para casa para guardá-la com segurança.
Na manhã de quarta-feira, você traz a unidade B ao escritório. Você conecta a unidade B e o Veritas System Recovery detecta a unidade como um destino de cópia fora do local. O Veritas System Recovery então começa a copiar automaticamente o ponto de recuperação básico da noite de segunda-feira e o incremental da noite de terça-feira. Ao final do dia, na quarta-feira, você leva a unidade B para casa e a coloca em um local seguro junto com a unidade A.
Você tem agora várias cópias de pontos de recuperação armazenadas em dois locais físicos diferentes: os pontos de recuperação originais armazenados em seus destinos de backup no escritório e as cópias desses mesmos pontos armazenadas em suas unidades de destino da cópia fora do local. As unidades de destino da cópia fora do local estão guardadas em um local seguro na sua casa.
Na manhã seguinte, quinta-feira, você leva a unidade A para o escritório e a conecta. Os pontos de recuperação das noites de terça-feira e de quarta-feira são copiados automaticamente para a unidade A.
Nota:
Considere usar o recurso de nomeação de unidade externa, que permite fornecer um nome exclusivo a cada unidade. Coloque então rótulos físicos correspondentes em cada unidade externa para ajudá-lo a gerenciar a tarefa de permuta de unidades.
Consulte Para remover ou alterar o nome exclusivo de uma unidade externa.
Cada vez que a unidade A ou B for conectada, os pontos de recuperação mais recentes serão adicionados a ela. Esse método fornece vários momentos específicos para recuperar seu computador caso as unidades originais do destino de backup falhem ou se tornem irrecuperáveis.
O uso de unidades externas como destino da cópia fora do local garante que você tenha uma cópia de seus dados de backup armazenada em dois locais físicos diferentes.
Você pode especificar um servidor da rede local como destino da cópia fora do local. Você deve ser capaz de acessar o servidor que planeja usar. Você deve mapear uma unidade local ao servidor ou fornecer um caminho UNC válido.
Por exemplo, suponha que você esteja configurando uma unidade local externa como primeiro destino da cópia fora do local. Em seguida, você identifica um servidor localizado em um segundo local físico no seu próprio escritório. Você adiciona o servidor remoto como segundo destino da cópia fora do local. Enquanto os backups ocorrerem, os pontos de recuperação serão copiados primeiro para a unidade de disco rígido externa e depois para o servidor remoto.
Se o servidor remoto se tornar indisponível por um período, a Cópia fora do local transferirá todos os pontos de recuperação criados desde a última conexão. Se não houver espaço para manter todos os pontos de recuperação disponíveis, a Cópia fora do local removerá os pontos de recuperação mais antigos do servidor da rede. Assim, será criado espaço para os pontos de recuperação mais recentes.
O uso de um servidor FTP como destino da cópia fora do local é semelhante ao uso de um caminho de rede. Você deve fornecer um caminho válido para o servidor FTP.
Você também deve fornecer as informações corretas de conexão do FTP ao Veritas System Recovery para que esse método funcione corretamente. Quando a Cópia fora do local é configurada corretamente, ela copia os pontos de recuperação para o diretório especificado no servidor FTP. Se o servidor se tornar indisponível por um período, a Cópia fora do local copiará todos os pontos de recuperação criados desde a última conexão. Se não houver espaço para todos os pontos de recuperação disponíveis, a Cópia fora do local removerá os pontos de recuperação ou conjuntos mais antigos do servidor FTP. Assim, será criado espaço para os pontos de recuperação mais recentes.
Consulte Para definir as configurações padrão do FTP para uso com cópia fora do local.